Adios Esteban

¡Adiós, Esteban! : poético, lucido e dramático.

É dessa forma que Rodrigo Tavares se comporta após sua saída da Fresno.

 

O projeto ‘’Esteban’’ que começou em meados de 2008 com ‘’Visita’’, tomou grandes proporções com o lançamento de ‘’Sophia’’ em 2009. Uma paixão, um amor, uma utopia que se transformou no ¡Adiós, Esteban!.

Nesse sentido, Tavares decidiu de forma poética e dramática, transcrever tudo aquilo que se passava dentro de si. Diferentemente do que estava sendo feito na Fresno, ele conseguiu lotar shows, mesmo sem um repertório, usando algumas músicas de sua antiga banda Abril.

Após inúmeros obstáculos, o CD que deveria sair em 2010, foi lançado agora, em agosto de 2012, e mesmo sem músicas inéditas, o sucesso foi grande, esgotando a pré-venda do CD em poucas horas.

Canal 12, single do disco, talvez a música preferida da maioria dos fãs, de forma bem sincera, Tavares explora o uso de antíteses; Dessa forma apresenta como será o CD, bem poético e sensível. As próximas faixas são Pianinho – com uma melodia voltada ao som do piano-, e Visita – primeira música do projeto, uma das letras mais cativantes.

Muda, a mais dramática. Nessa faixa, tem-se o auge do sentimento, explorado tanto em letra, quanto da melodia simples, calma e bem sentimentalista. Aquela música que te arrepia, lava a alma e que te faz pensar na vida.

Pra quebrar a melancolia do CD, vem Sophia. Onde tudo começou. Alegre, e bem singular, Tavares extravasa os sentimentos.

Muito Além do Sofá, a ‘’inédita’’ do CD, apesar de já ser conhecida nos shows, não havia uma versão gravada em estúdio. Conta com a participação de Carolinie Figueiredo, voz que encaixa magnificamente na música.

Sua Canção, música da banda aBRIL que já foi até regravada pela banda Glória, tem uma letra excepcional e apaixonante. Uma melodia exata com o teclado no encaixe.

Segunda Feira, as presenças da bateria, do teclado e da guitarra tornam a música bem saudosista. Com um pé no blues, o tom combina completamente com a voz do Tavares. Cheia de antíteses também, ele brinca com algumas metáforas, e ainda coloca o som do telefone em parte da música, o que faz com que se compreenda o contexto da letra.

Sinto Muito Blues, outra música da aBRIL, que tem a participação do grande e ilustre Humberto Gessinger, uma letra sensacional, que dispensa grandes comentários.

Eu Sei Você Esqueceu, o drama volta com uma composição um pouco mais apelativa. A melodia da à mão a letra, o sentimento exagerado, com frases sem espanhol, transcreve o que é o Tavares: poeta, sensível e latino.

Tudo Pra Você, tem a letra mais simples, a melodia mais agitada do CD, a “baladinha” que entra na cabeça.

Adiós, Sophia, o final perfeito. Foi à forma com que o ‘’Esteban’’ encontrou pra colocar fim na história que sucedeu ao CD. Com trechos de Tudo Pra Você e Sophia, ele resgata e termina esse sentimento.

Doze faixas, onde podemos encontrar todos os lados de Rodrigo Tavares. Voltado ao rock argentino, o uso da gaita nas músicas deixa transparecer o lado latino e gaúcho do musico.

 Veja o que alguns fãs escreveram a respeito:

‘’Depois de tanto tempo esperando pelo adiós, ele saiu. Foi meio inesperado, claro, até porque já não se sabia pra quando sairia, se sairia, e como seria. Tava tudo em stand by, pra qualquer momento aparecer e nos fazer sentir tudo que ele (tavares) queria passar com a letra de cada música. Por ser um cd que todos já conhecem as letras, ele abriu espaço pra que nós pegassemos os outros detalhes de cada música, os outros instrumentos inseridos, e até mesmo ver um outro fundo nas músicas.
A diferença entre o Tavares da Fresno pro Rodrigo, da Esteban, é que na Fresno tinha-se aquele ar de “rockeiro”, diferente da Esteban, em que ele mostra quão sentimental ele é, com uma voz limpa, nítida e doce. Parace que é como um calmante ouvir o adiós, um jeito de encontrar a melhor parte de si próprio, e assim aflorar sentimentos jamais revelados.’’ – Matheus Machado

‘’ Passamos muito tempo esperando por esse CD. E, para mim, toda a espera valeu a pena. Esteban mostrou que é um artista completo! A maior surpresa do disco, do meu ponto de vista, ficou por conta de “Muito além do sofá”. Era uma música que eu nem curtia muito, mas a versão que veio no CD, ficou maravilhosa e viciante. Muda, Sua canção e Visita, sempre aquela velha história de deixar quem ouve com lágrimas nos olhos. Arrepiam demais e emocionam. Sophia e Adiós, Sophia! Bem, o que dizer? Melhores ainda nessa versão de estúdio. Já consigo imaginar os coros nos shows! Pianinho, Segunda-feira, Sinto muito blues, (Eu sei) Você esqueceu e Tudo pra você, vieram muito boas também. Os instrumentos sobressaíram muito bem e a voz dele ficou em perfeita sintonia. E sobre Canal 12? Bem, sobre essa eu sou suspeita pra falar porque é a música da minha vida. Em todas as versões, sempre maravilhosa, sempre emocionante, sempre falando pelo coração. O Adiós, Esteban! é a maior prova de que existem muitos artistas talentosos no Brasil, e sem dúvida alguma, o Esteban é a maior prova disso. E fica claro também, que não é preciso de milhares de mixagens para um CD ser incrível, porque a voz do Esteban foi valorizada e mesmo assim, o CD já é o melhor desse ano de 2012 para mim. Orgulho não chega nem perto de descrever o que eu senti desde a primeira vez que tive a oportunidade de ouvir esse CD, é algo muito além. A sorte é minha em poder ter essa obra de arte nas mãos e um ídolo como o senhor Rodrigo! Que esse CD ainda leve muitas felicidades pra ele e traga muita felicidade para nós, fãs. – ‘’Laís Gonçalves

Ouça: www.soundcloud.com/adiosesteban

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s